Reflexões

Posts

Terça-feira, 08 de Abril de 2008

Cuiabá completa hoje 289 anos de fundação

 

www.achologia.com

www.achologia.com

Cuiabá completa hoje 289 anos de fundação. Mesmo com problemas estruturais com poluição, congestionamento no trânsito, e aumento da violência, ela tem se tornado uma cidade próspera. A explosão populacional nas últimas três décadas reflete isso.

Quando o bandeirante paulista Manoel de Campos Bicudo chegou à confluência do rio Cuiabá com o Coxipó por volta de 1673, batizou o local de São Gonçalo. Mais tarde seu filho guerreou com os índios coxiponeses aprisionando-os para vender em São Paulo.

Paschoal Moreira Cabral chega a São Gonçalo, e no dia 8 de abril de 1719 lavra a ata de fundação de Cuiabá no local conhecido mais precisamente como Forquilha. Cuiabá foi elevada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, tornando-se a capital da então província de Mato Grosso em 28 de agosto de 1835 (antes a capital era Vila Bela da Santíssima Trindade). Seu crescimento ficou estagnado desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Nas últimas três décadas apresentou um crescimento acima da média nacional, atingindo o auge nas décadas de 70 e 80. É conhecida como “cidade verde”, devido sua grande arborização.

Sou mato-grossense de coração. Aqui minhas filhas cresceram e também aprenderam a amar essa terra quente. Nunca morei tanto num mesmo lugar. Por isso também me sinto daqui. Jamais pensei em morar numa capital. Mas, como Cuiabá ainda está longe de chegar a um milhão de habitantes, tem um jeito interiorano que gosto.

Para os judeus exilados na Babilônia, Deus falou: “Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela” (Jr 29.7). Oro para que Deus lhe abençoe, Cuiabá querida. Parabéns! Veja o vídeo.
publicado por Rosângela às 23:36
 O que é? |  O que é? | favorito
tags: